sábado, 25 de julho de 2020

MANTRA GAYATRI - O MANTRA DA ILUMINAÇÃO



Gayatri (gāyatrī Sânscrito: गायत्री) é a forma feminina de gāyatra, uma palavra sânscrita para uma música ou hino. Pode ser:-

O Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduismo. Consiste no prefixo :oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ ॐभूर्भुवस्वः, uma fórmula tirada do Yajurveda, e o verso 3.62.10 do Rig Veda (que é um exemplo da métrica Gayatri). Porque todos os outros três Vedas contêm muito material reorganizado do Rig Veda, o Gayatri mantra é encontrado em todos os quatro Vedas. O deva invocado neste mantra é Savita, e conseqüentemente o mantra também é chamado de Sāvitrī.

Amplamente aclamado na Índia e por hindus, a posição suprema do Gāyatrī Mantra é mais adiante aumentada pela proclamação do Senhor Krishna no seu discurso espiritual, o Bhagavad Gita, que entre os mantras ele é o Gāyatrī. O Gayatri Mantra é proclamado no Gita como a Oração Universal, sem consideração de casta, credo ou sexo. É uma oração com o propósito de proteger qualquer indivíduo, e, quando expressado com imensa devoção e concentração, vai proteger a pessoa. Contudo, uma pronúncia adequada é necessária e espera-se que a pessoa seja um vegetariano rígido.


  • om O som sagrado, ver Om.
  • bhū 'terra'
  • bhuvas 'atmosfera'
  • svar 'luzcéuespaço'
  • dhīmahi 'Que nós possamos atingir' (1a pessoa plural médio optativo de dhā- 'Pôr, trazer, fixar' etc.)
  • tat vareṇyam bhargo 'aquela excelente glória' (acusativos de tad (pronome), varenya- 'desejável, excelente' e bhargas- 'radiância, lustre, esplendor, glória')
  • savitur devasya 'de Savitr o Deus' (genitivos de savitr-, 'estimulante; nome de uma deidade solar' e deva- 'deus' ou 'demi-deus')
  • yaḥ pracodayāt 'que possa estimular' (nominativo singular do pronome relativo yad-causativo 3a pessoa de pra-cud- 'colocar em movimento, apressar, persuadir, impelir, impulsionar')
  • dhiyaḥ naḥ 'nossas orações' (plural acusativo de dhi- 'pensamento, meditação, devoção, oração' e naḥ enclítico pronome pessoal) - FONTE: WIKIPÉDIA


Vídeo Legendado em Português

Versão original
Deva Premal & Miten with special guest Manose, (and a tuned in audience) sing the Gayatri Mantra. This is an excerpt from their CD/DVD "In Concert".

"Om Bhur Bhuva Swaha Tat Savitur Varenyam,
Bhargo Devasya Dhimahi Dhiyo Yonah Prachodayat"
* O mantra GAYATHRI , a saudação ao Sol, o mantra mais poderoso para a criatividade. (Oh, Criador do Universo Possamos nós receber a tua suprema Luz que destrói o pecado Guia o nosso intelecto na direcção certa) Gayatri personifica a Mãe dos Vedas (Antigas Escrituras Hindus, as mais antigas e autênticas reveladas a mestres e livres de qualquer imperfeição), associada ao Sol. O Sol aparece como um elemento religioso e mitológico em vários povos e culturas: África, Egipto, Mesopotâmia, Grécia, Bretanha, Azteca, México, Índia e tribos Norte Americanas. Esta única Fonte Suprema, o espírito de fogo é conhecido como Gayatri. Este mantra é usado para o controle da respiração e diz-se que abre o nosso ser para receber o brilho energizante do Sol. É o mantra mais poderoso para a criatividade. O Supremo mantra Gayatri deve ser cantado em rosário, i.e., deve ser repetido 108 vezes. Deve ser cantado três (3) vezes por dia: na transição da noite para o dia, da manhã para a tarde e da tarde para a noite. Contentes ou angustiados, sempre que olhamos para o Sol, estamos a olhar para o rosto sorridente da Gayatri. É um privilégio poder cantar este mantra que saúda tão grande fonte de vida, activando a consciência. A vida na Terra é uma manifestação material do supremo poder solar de Gayatri. Este mantra exorta a sua influência em vários níveis da existência: física, mental e emocional, abrindo as “portas” às capacidades intelectuais e criativas mais elevadas. Ela, Gayatri, protege aqueles que a cantam. O canto da Gayatri tem o efeito de libertar do Karma, da natural Lei de Causa e Efeito, que controla os ciclos de nascimento e morte. Beneficia a longevidade, a coragem, o discernimento, força física, saúde, capacidades psíquicas, gentileza de discurso, desenvolvimento espiritual. No Baghavad Gitta, Lord Krishna clama que, entre os mantras, ele é Gayatri.



Mantra em Sânscrito

Om bhūr bhuva svar
tat savitur varenyam
bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo nah prachodayāt

Tradução

“Ó Deus da vida que traz felicidade
Dá-nos tua luz que destrói pecados
Que a tua divindade nos penetre
E possa inspirar nossa mente.

Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduísmo, uma simples meditação com foco na luz espiritual, ele é entoado, especificamente, para iluminar a mente e o intelecto.
O mantra traz a sabedoria divina para aqueles que entoam com devoção e constância. Sabedoria e direção divina são itens muito importantes para pedirmos a Deus, pois somente assim podemos vencer os problemas, os sofrimentos, as doenças, a miséria e qualquer barreira.

A sabedoria está no plano espiritual e o Gayatri Mantra é uma chave para conquistar esse poder. Além disso, esse mantra usa o poder do chakra da garganta para ativar o chakra da coroa, trazendo-nos mais sabedoria, com mais capacidade para atuar como Alfa e menos como Ômega.

Se você almeja a ascensão nesta vida, atue como Alfa para levar o fogo transmutador de Deus Pai para todos os lugares onde você for.

A energia Ômega busca sempre receber, enquanto a energia Alfa sempre dar. Atuar como Ômega o tempo todo é prejudicial e perigoso, então o Gayatri Mantra nos ajuda a deixar de ser uma pessoa que quer receber apenas para sermos um Sol que ilumina a todos e dá vida contínua.

Esse mantra é, portanto, o Mantra da Iluminação, considerado por vários sábios o mais completo e poderoso que podemos praticar, atuando desde os aspectos mais sutis do Ser até a matéria, sendo um mantra total.

A deusa Gayatri

A deusa Gayatri, com cinco cabeças, dez braços e mãos, sentada em um lótus.
Wikipedia/Ravi Varma

A deusa Gayatri é retratada na maioria das vezes sentada num lótus vermelho, o que significa riqueza. Ela pode aparecer em qualquer uma dessas formas:

  • Com cinco cabeças, dez olhos olhando nas oito direções e o céu e a terra, e com dez braços, segurando todas as armas de Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações.
  • Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão e uma cura na outra, como a deusa da Educação.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Gratidão!